top of page
Buscar

DEVILMAN CRYBABY

  • Mariana Acerbi de Souza
  • 5 de jul. de 2021
  • 3 min de leitura

Devilman crybaby é uma adaptação do mangá e anime de mesmo nome do autor japonês Go Nagai. Foi dirigido e escrito por Masaaki Yuasa e escrito por Ichiro Okouchi, e teve sua estreia no dia 5 de janeiro de 2018 e foi distribuído pela Netflix.


Kiyoshi Nagai com o pseudônimo de Go Nagai é um mangaká de ficção científica, fantasia, horror e erotismo. Nascido em 6 de setembro de 1945, nascido no Japão na cidade de Wajima. Teve início em sua carreira como profissional em 1967, com o mangá “meakashi polikichi”, sendo conhecido a partir da época de 1970 como um autor adepto ao politicamente incorreto, quebra de tabus e questionamentos políticos e sociais. Suas obras mais conhecidas são: Mazinger Z; Devilman; Cutie Honey; Dante Shinkuoku e entre outros.


Devilman Crybaby tem sua trama que acompanha Akira Fudo, um garoto sensível com muita compaixão que acaba reencontrando seu amigo de infância Ryo Asuka. Ryo no universo se Devilman, é um cientista de 16 anos que está pesquisando sobre os demônios, acaba descobrindo que a sociedade está infestada deles. Ryo tenta provar para o mundo que demônios são reais e que andam entre as pessoas, e com isso ele chama Akira para ajudá-lo. Ryo acaba transformando Akira em um demônio, e pela compaixão que Akira possui acaba o mantendo um demônio consciente, um demônio “humano”, um homem demônio. A discussão principal do anime é humanidade contra selvageria.


A estética é bem diferente do habitual de anime, todas as cores são bem chapadas, a animação tem o propósito de ser meio “mal feito”, com alguns erros de proporção, meio esticados, algo não tão limpo como normalmente é a estética padrão. A animação em si tem um ritmo não natural justamente para fazer a analogia com o conceito de demônios, o jeito em que os demônios e os homens demônios agem é totalmente diferente do restante da humanidade.


Quando Akira se transforma em homem demônio ele fica totalmente diferente de como ele era antes fisicamente. Existe diversas cenas de destaque para a sexualidade dele que acaba aflorando com a transformação. Isso porque Devilman quer trabalhar especificamente o desenvolvimento da humanidade e como ela é tomado pela selvageria e como a gente se deixa levar pelos instintos mais primitivos, que na obra são representados pelos demônios que agem puramente pelos instintos.


A trilha sonora tem seu lugar de destaque, pois é muito bem feita e acaba te colocando naquele universo caótico. Mesmo mostrando à sociedade normal de início, como o anime tem um ritmo mais acelerado acaba mostrando essa sociedade ficando mais acelerada, estranha e distante dos conceitos de compaixão e com isso eles conseguem trabalhar tanto a trilha sonora quanto a estética.


A mensagem que devilman passa neste momento, sendo um anime que discute humanidade contra selvageria acaba também discutindo sobre amor contra ódio o tempo todo. O Akira está tomado por um demônio, ele pode se deixar levar pela selvageria, mas que ao mesmo tempo ele é uma pessoa com muita compaixão, então no início ele quer que a humanidade sobreviva, porque afinal ele é um humano. Ao decorrer da animação ele sai matando demônios para evitar que eles comam humanos, que é a única alimentação que eles possuem. Mas ao passar dos episódios a humanidade acaba tomando consciência da existência dos demônios e começam a matá-los, matando pessoas que estão se transformando em demônios ou até mesmo pessoas que não são demônios, e com isso a humanidade acaba sofrendo na mão da própria humanidade.


Isso tudo é uma grande alusão da humanidade se distanciando do amor e da compaixão e entrando na selvageria para matar outras pessoas que são semelhantes a eles mesmos. Atualmente temos diversos casos de grandes líderes de nações importantes que caçam pessoas de certos grupos sejam eles religiosos, ou que pertencem a outros países entre outros diversos exemplos.


Ver essa transformação de uma sociedade “pacífica” para uma completamente primitiva, violenta e extintiva é muito bem trabalhada no anime e é extremamente importante no nosso contexto atual, se referindo até onde o ódio pode nos levar e como o ódio pode destruir a sociedade ou até mais.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Se inscreva aqui para não perder novos posts!

Obrigado por se inscrever!

© 2023 by The Book Lover. Proudly created with Wix.com

  • Facebook
  • Twitter
bottom of page