SHREK
- Luana Juliana de Almeida José
- 5 de jul. de 2021
- 2 min de leitura

“Shrek” (2001-2010) produzido por Andrew Adamson e Vicky Jenson, foi inspirado no livro infantil “Shrek!” (1990) escrito por William Steig – o uso da exclamação “!” é usado para simbolizar “medo” ou “susto”.
Shrek é filme direcionado para o público alvo infantil, por ter romance e comédia na história do protagonista Shrek e Fiona, sendo fácil de compreender e fazer qualquer um ter gosto de assistir, sem contar a trilha sonora pop que se popularizou graças ao filme.
No filme, os contos de fadas aparecem sendo contado de uma forma mais divertida e rebelde, sem muita cantoria e mostrando que nem todos os personagens tiveram um final feliz. A sociedade é dividida por classes (princesas, plebeus, vilões e ogro), os vilões são condenados por suas ações cruéis com outras pessoas, e o ogro (Shrek) é colocado por último porque todos o julgaram por sua aparência e estereótipos, que todos os ogros são terríveis e querem matar os humanos.
Com isso, todos os excluídos passaram a viver isolados da sociedade, incluindo o Shrek, ele passou a viver dentro de um pântano e odiando qualquer pessoa que tentasse chegar perto, como um modo de defesa para não aturar julgamentos e ter sua zona de conforto tomada por um conto de fadas – de tão, tão, distante. Quando a sociedade enaltece muito um padrão de vida e beleza, todos que não se encaixam são excluídos e colocados em um estereótipo negativo, como ocorreu com Shrek.
Apesar de ser um desenho infantil, ele traz muitas mensagens que enquanto é criança não se entende, nunca se deve julgar pelas aparências antes de conhecer alguém, e que o amor é sempre mais importante que o ódio.
Komentáře