DIVERGENTE
- Larissa Neposiano de Moura
- 5 de jul. de 2021
- 2 min de leitura

O filme divergente foi baseado no primeiro livro de uma saga escrita pela norte-americana Veronica Roth que ficou conhecida mundialmente pelos seus livros. Os direitos cinematográficos da saga dos livros foram adquiridos pela Summit Entertainment em abril de 2012, mas o primeiro filme com o nome divergente, só foi lançado em 17 de abril de 2014 com a direção de Neil Burger, que trouxe o tema de um futuro diatópico do livro para os cinemas.
O filme conta a história de Beatrice Prior, que mora em Chicago uma cidade destruída pela guerra e com esse se dividiu a sociedade em cinco facções sendo elas abnegação (altruísmo), franqueza (sinceridade), amizade (generosidade), erudição (inteligência) e audácia(coragem). Beatrice faz parte da abnegação, mas ao fazer seu teste de aptidão descobre ser divergente, ou seja, ela pode fazer parte de qualquer uma das facções, porém, isso é um problema para o estado, porque os divergentes não obedecem cegamente ao que prega cada facção.
Tris como também é conhecida, decide ir para audácia e enfrenta muitos problemas para se adaptar como o novo estilo de vida e o que imponham a ela fazer, mas ela consegue ultrapassar essas barreiras. Enquanto isso a erudição orquestra uma invasão na abnegação para pegar uma informação que pode mudar o futuro da sociedade.
O filme é muito bom, ele tem uma linguagem que todos possam compreender, cenas de ação, luta e ficção, mostram diferentes aspectos de viver em uma sociedade e como o estado está disposto a tudo para controlar as pessoas, igual vem acontecendo hoje em dia. Depois desse filme existem mais dois, o insurgente e o convergente, que comparado ao primeiro explicam de forma mais clara o que a história quer passar para o público.
Comments